A ONG não quer um nível de vida mais elevado

Se bem entendi, as pessoas devem ser mantidas ali como num grande jardim zoológico ao ar livre. Um exemplo de "poupar, limitar, prescindir".








  A ONG não quer um nível de vida mais elevado


As brochuras da Feira Off-Grid de Augsburgo já estão impressas, por isso fiz alguns telefonemas para ONG do sector da ajuda ao desenvolvimento. É claro que eu estava à espera de tempestades de entusiasmo sobre as novas possibilidades de promover o desenvolvimento e o nível de vida em áreas sem rede eléctrica.

Por isso, estou entusiasmado com as novas possibilidades.

ONG: Não, só fabricamos candeeiros e fogões solares
RM: Mas isso deve ser mais, no que diz respeito às estações de carregamento rápido solar!
ONG: Porquê estações de carregamento rápido, não há carros eléctricos lá.
RM: Não deveriam existir apenas carros eléctricos, mas também tractores eléctricos para a agricultura.
ONG: Rejeitamos os carros eléctricos
RM: Porquê?
ONG: A mineração de lítio é má, decidimos isso juntos numa série de palestras.
RM: Já ouviste falar de pilhas de sódio? O sódio é como o sal do mar.
ONG: Ainda não existem, as pessoas preferem andar de bicicleta
. RM: Se bem entendi, as pessoas devem ser mantidas ali, como num grande jardim zoológico ao ar livre, como um exemplo digno de imitação de "poupança, limitação, renúncia" bem sucedida, seria trágico para si se isso se desenvolvesse mais.

  É de recear que muitas ONG pensem da mesma forma


Não estou a citar nomes, porque haveria de o fazer? É de temer que estas sejam opiniões generalizadas. Por que razão é a China o único país onde, há 20 anos, se iniciou um movimento de massas a favor das trotinetas eléctricas? Talvez as ONG ocidentais tenham contribuído para isso, porque pregaram a bicicleta e as pessoas compraram ciclomotores e, mais tarde, carros usados dos países ricos.

Será que a catástrofe do Sri Lanka poderia ter sido evitada se se tivesse pregado sistematicamente que "a energia fotovoltaica e as scooters eléctricas são mais baratas do que a gasolina e as scooters a gasolina"?



  Silencioso: Simson SR 50 Gamma E


O fabricante de motos da RDA, Simson, desenvolveu uma scooter eléctrica após a unificação: A Simson SR 50 Gamma E. Isto foi tão perfeitamente abafado que só fiquei a saber disso em 2009. Esta scooter eléctrica estava ao nível técnico da China 2004 em 1994.

Foi também só em 2008 que soube que as baterias de lítio estavam a ser desenvolvidas na Alemanha especificamente para carros eléctricos no início da década de 1990. Que óptima combinação teria sido essa. Provavelmente, há mais de 300 milhões de trotinetas eléctricas a circular na China e talvez já pudessem existir mil milhões em todo o mundo, se os fundamentalistas do "poupar, restringir, renunciar" não fossem da opinião de que o MIV é mau.

Aqui está um vídeo que mostra o tráfego rodoviário com muitas trotinetes eléctricas na China. Um verdadeiro activista do clima achará isto espantoso, mas os fundamentalistas do "salvar restringir renunciar" ficarão horrorizados.

  Querem uma sociedade diferente


Em 3 de Agosto de 2009, recebi uma mensagem sobre uma crise petrolífera iminente através do Google Alerts. Na altura, a campanha eleitoral federal para as eleições de Setembro de 2009 estava apenas a começar. Porque é que a crise do petróleo não chegou? Nessa altura, o fracking nos Estados Unidos ainda estava a dar os primeiros passos e ainda não era possível estimar quanto é que iria trazer. O fracking nos EUA salvou o mundo da grave crise petrolífera anunciada, mas arruinou uma enorme quantidade de investidores.

Por que é que esta não foi uma questão importante na campanha eleitoral? Se os Verdes fossem realmente verdes, este deveria ter sido o grande tema da campanha: uma mudança rápida para as energias renováveis e a mobilidade eléctrica. Não o fizeram, porque na realidade querem uma sociedade diferente, em que as pessoas são obrigadas a andar de bicicleta e a utilizar os transportes públicos, tornando-os mais escassos e mais caros.

Já nessa altura, as pessoas sonhavam com uma sociedade como a que está a tornar-se gradualmente realidade na Alemanha de hoje: Desindustrializada e empobrecida.
          A ONG não quer um nível de vida mais elevado: Se bem entendi, as pessoas devem ser mantidas ali como num grande jardim zoológico ao ar livre. Um exemplo de "poupar, limitar, prescindir". https://2022.pege.org/11-27/portugese.htm