Em vez de 400 000 novos apartamentos por ano, melhores casas

Os dados históricos - casas grandes porque exigem menos calor/m², casas grandes precisam de menos material de construção/m² - são hoje imprecisos.






O Governo alemão anuncia 400.000 novos apartamentos por ano. Porquê apartamentos? Porque não casas? Protecção climáticaSuperioridadeCasas, claro! É altura de esclarecer muitos equívocos e trazer eficácia a esta questão.

  Preconceito 1: casas grandes devido à menor necessidade de calor/m²


Claro, isso era verdade em 1950. A casa unifamiliar tinha muito mais área de superfície não isolada por m² de espaço habitável do que o grande cacifo dos trabalhadores. Mas na casa da próxima geração GEMINI, a electricidade necessária para as bombas de calor para o aquecimento do espaço é da ordem de um frigorífico maior. Os sistemas de ventilação com recuperação de calor e humidade do ar de exaustão são praticamente inexistentes nas habitações de vários andares.

Os edifícios residenciais em Viena que conheço e que estarão concluídos no início de 2023 têm todos uma maior necessidade de aquecimento ambiente por m² de área habitável do que a casa da próxima geração da GEMINI.

  Preconceito 2: as casas grandes requerem menos material de construção/m²


Os construtores continuam a ser amaldiçoados décadas mais tarde se o isolamento acústico de impacto for inadequado. O isolamento acústico de impacto é essencialmente uma massa. Uma construção de tecto comum: betão pré-esforçado, isolamento acústico de impacto no topo, betonilha no topo e depois o revestimento do chão. Este valor ultrapassa rapidamente os 400 kg/m².

O isolamento acústico entre apartamentos também é muito importante. 55 db de isolamento acústico, para que apenas 40 db dos 95 db do sistema de som cheguem ao apartamento do vizinho. Para os 55 db, a massa é novamente utilizada na construção residencial. Uma vez estudei os regulamentos de isolamento acústico, havia mesas com paredes terrivelmente pesadas. Quando estava quase a desesperar, surgiu a frase redentora: Com excepção das casas unifamiliares.

A construção actual das paredes da casa da próxima geração GEMINI pesa 26 kg/m² e terá um isolamento acústico de pelo menos 40 db. O isolamento térmico é fácil de calcular e existem excelentes ferramentas com Ubakus.de. Mas tais ferramentas não existem para o isolamento sonoro. Em qualquer caso, a separação acústica de duas residências com duas paredes exteriores de 26 kg/m² pode ser feita com muito menos material do que com várias centenas de paredes divisórias de kg/m² entre residências.

  Preconceito 3: distâncias curtas e transportes públicos


O grande ideal: as pessoas deslocarem-se com grande eficácia entre os cacifos dos trabalhadores e as fábricas em transportes públicos. O grande papão: o transporte privado motorizado. Telhado, e se os 10 rendimentos de uma casa forem suficientes para todas as viagens de carro eléctrico dos seus habitantes? O que muitos não querem admitir: Cada melhoria dos transportes públicos reduz a sua eficácia. Os adeptos dos transportes públicos só vêem o autocarro cheio. 40 litros de gasóleo divididos por 100 passageiros são apenas 0,4 litros por passageiro e por 100 km. Mas eu vejo sobretudo autocarros quase vazios, onde com 2 passageiros, infelizmente, são de esperar 20 litros/100 km por passageiro.

BlaBlaCar mostrou-me as possibilidades dos sistemas de partilha de boleias em viagens longas. Com reformas adequadas, isso pode substituir o transporte público fora das cidades densamente construídas. Os carros autónomos também estão disponíveis no futuro imediato.

  Preconceito 5: a electricidade vem da tomada


A densificação da habitação ignora o problema da energia. O problema energético é mais do que o aquecimento do espaço e a água quente. Os promotores imobiliários regozijam-se com o facto de o nosso novo edifício de apartamentos ter uma necessidade de aquecimento de apenas 23 kWh/m²/ano. Lembro-me então de uma aula do nosso professor de gestão no curso de EDP de 1979: "Hoje vão fazer um trabalho particularmente bom porque vos trouxe afiadores de lápis muito bons". Com isto mostrou que uma solução perfeita para um problema de pormenor não afecta o resultado global.

É claro que a baixa necessidade de electricidade para aquecimento do espaço, de cerca de 4 kWh/m²/a de espaço habitacional, é uma característica muito importante da casa GEMINI next Generation, mas a produção de electricidade de 450 kWh/m²/a é ainda mais importante.

  Criar uma reviravolta energética através da habitação


Em vez de 400 000 casas novas por ano, 400 000 casas GEMINI de nova geração! Actualmente concebidas com 70 m² e 85 m² de área de habitação. Seguir-se-ão modelos maiores, mas estas são as dimensões típicas dos apartamentos. Com garagem, em média, 46 kW fotovoltaicos e 130 kWh acumuladores.
  • 18,4 GW Fotovoltaicos
  • Baterias de 52 GWh
  • 16 TWh de rendimento anual
Com 500 m² em média para terrenos de construção e 200 km² de estrada de alimentação por ano. Muito pouco comparado com os 26.000 km² de área de cultivo para biocombustível e biogás, ambos muito longe de serem orgânicos, é apenas um termo absurdo para desperdiçar terra com monoculturas hostis à vida onde apenas a cultura cresce.

Actualmente, a procura média de aquecimento ambiente é de 130 kWh/m²/a. Se 32 milhões de m² de habitações antigas fossem afectados a este fim, uma menor procura de aquecimento ambiente e uma produção muito eficiente de água quente poupariam cerca de 40 TWh de energia térmica.

  Terra para a energia - a rededicação é suficiente


Quanto é que tudo isto custa ao Estado? A versão mais barata é converter as pastagens em "terras para energia".



  GEMIN next Generation AG: 78 000 euros na conta


A 2 de Agosto de 2022, na RAIKA de Salzburgo, foi preparada uma conta para a "GEMINI next Generation AG in Gründung". Na terça-feira, foi-me dito que uma questão jurídica ainda tinha de ser esclarecida. Recebi a resposta na sexta-feira:
A conta só pode ser activada quando eu puder provar que disponho de mais de 70 000 euros.

A solução para este problema: o dinheiro é recolhido na conta da Associação para a Promoção do Infinitismo.

Investir em tempos tão turbulentos? Agora mesmo! A Casa GEMINI next Generation é o produto ideal para estes tempos turbulentos. É praticamente como vender botes salva-vidas extremamente seguros e confortáveis a bordo do Titanic.

Uma vez que o objectivo principal de 70 000 euros foi atingido, as condições para outros investidores estão agora a mudar: o privilégio especial do certificado de atribuição já não é aplicável, pelo que os pacotes de investimento podem agora ser significativamente reduzidos em tamanho: Por 100 € há 70 acções, 1 a 45 podem ser compradas. A reunião do conselho notarial está agendada para 24 de Outubro. Até lá, o capital social pode ainda ser aumentado, após o que o Conselho de Administração e o Conselho Fiscal podem decidir um aumento de 50.

Isto aumenta as possibilidades até à primeira assembleia geral, que pode então decidir sobre um grande aumento de capital. Se estiver interessado, solicite informações ao investidor.
          Em vez de 400 000 novos apartamentos por ano, melhores casas: Os dados históricos - casas grandes porque exigem menos calor/m², casas grandes precisam de menos material de construção/m² - são hoje imprecisos. https://2022.pege.org/10-16/portugese.htm