Razão e hidrogénio

O investidor quer produzir hidrogénio com energia solar no sul de Itália, mas não faz ideia de como transportar o hidrogénio para a Alemanha.








  Razão e hidrogénio


Em 2004, ainda me apaixonei pelo conto de fadas do hidrogénio e fiz uma grande reportagem sobre o Opel Zafira Hydrogen quando esteve em Salzburgo. Em 2005, já lá estava eu com "Salzburg Bullwashers in Modern Times" com a minha opinião sobre o hidrogénio ao nível actual. Finalmente, em 2007, o absurdo total: O BMW Série 7 Hidrogénio cujo depósito de hidrogénio líquido se evapora em 2 semanas.

Neste momento, há uma incrível propaganda do hidrogénio, em que os investidores estão a entrar num clima de corrida ao ouro, e depois há pedidos estranhos. Na corrida ao ouro de 1896 Klondike, pelo menos os mineiros sabiam como retirar o ouro. Mas na semana passada eu estava ao telefone com um consultor de energia renovável e aprendi algo incrível.

Tem um pedido de aconselhamento de um investidor que quer produzir hidrogénio com energia solar no sul de Itália, mas não faz ideia de como transportar o hidrogénio para a Alemanha. A Itália nem sequer está devidamente abastecida de energia solar no semestre de Verão, por isso, porque não vender a electricidade localmente? Há navios para o GNL, o gás natural liquefeito. Mas o metano torna-se líquido a -162°, o hidrogénio apenas a -252°. Estes 90° são uma diferença dramática na tecnologia de refrigeração. Os tanques pressurizados são tão volumosos que o jornal Krone titulou a segunda geração do Toyota Mirai como "Toyota Mirai: baleia azul por fora, lata de sardinha por dentro". Para além do líquido e do gasoso, estão também a ser considerados métodos químicos de transporte de hidrogénio.

Se a montanha não for ter com o profeta, então o profeta irá ter com a montanha. Consequência lógica: as indústrias que necessitam de hidrogénio vão para onde o hidrogénio pode ser facilmente produzido. Trata-se de zonas muito soalheiras, com terrenos muito baratos. Na primeira revolução industrial, a indústria pesada instalou-se onde havia carvão de alta qualidade nas imediações. Actualmente, os transportadores de energia são transportados por todo o mundo, o que é bastante fácil com o carvão e o petróleo, mas os navios de GNL estão no limite do que é economicamente viável.

  Transição energética funcional vs. transição energética alemã


Dado o tema de hoje, convém voltar a referir este facto:



  É necessária uma viragem radical


Gerar drasticamente mais energia renovável, reduzir drasticamente o consumo desnecessário de energia. Quando uma família se muda para uma casa da próxima geração GEMINI, ambos os objectivos são alcançados, mesmo que a casa esteja situada numa zona barata onde é necessário conduzir mais. Suponhamos que a procura aumenta de 10.000 km para 25.000 km por ano. A habitação anterior consumia 20 000 kWh de gás natural por ano para aquecimento e água quente. Para os 10.000 km de condução anual, foram queimados 600 litros com cerca de 6.000 kWh de conteúdo energético. Após a mudança, este valor compara-se com 800 kWh de electricidade solar produzida pelo próprio para aquecimento e água quente e 4.200 kWh de electricidade solar produzida pelo próprio para a condução.

A mudança e a mudança para um carro eléctrico não só acrescentaram 33 000 kWh/a - 5 000 kWh/a (aquecimento do espaço, água quente, condução) = 28 000 kWh/a de produção de energia solar, como também eliminaram o consumo de 26 000 kWh de energia térmica.

  GEMIN next Generation AG: 43 000 euros na conta


A 2 de Agosto de 2022, na RAIKA de Salzburgo, foi preparada uma conta para a "GEMINI next Generation AG in Gründung". Na terça-feira, fui informado de que uma questão jurídica ainda tinha de ser esclarecida. Recebi a resposta na sexta-feira:
A conta só pode ser activada quando eu puder provar que disponho de mais de 70 000 euros.

A solução para este problema: o dinheiro é recolhido na conta da Associação para a Promoção do Infinitismo.

Investir em tempos tão turbulentos? Agora mesmo! A Casa GEMINI next Generation é o produto ideal para estes tempos turbulentos. É praticamente como vender botes salva-vidas extremamente seguros e confortáveis a bordo do Titanic.

A incorporação com um capital social de 70.000 euros é organizada em pacotes de investimento de 1.000 euros de 700 acções cada e um certificado de atribuição de 0,05%. Através do certificado de atribuição, o proprietário será atribuído a cada 2.000 das novas acções emitidas em futuros aumentos de capital. Na primeira fase, podem ser adquiridos entre 2 e 4 pacotes de investimento. Em casos especiais, este número pode ser reduzido para um.

Isto dá aos primeiros investidores uma vantagem considerável sobre os investidores posteriores. Por volta de 2027, prevejo uma capitalização bolsista de mil milhões de euros e, nessa altura, um pacote de investimento de 1000 euros valerá 500 000 euros. Se tudo correr bem, uma capitalização de mercado como a da Tesla é possível em 2045. É claro que a Tesla passou por momentos muito difíceis no seu percurso ascendente, mais recentemente com o início da produção do Modelo 3.
          Razão e hidrogénio: O investidor quer produzir hidrogénio com energia solar no sul de Itália, mas não faz ideia de como transportar o hidrogénio para a Alemanha. https://2022.pege.org/09-18/portugese.htm